Semear ideias, colher transformação: Reboot Experimenta deixa marca em Reguengo Grande

Entre os dias 13 e 15 de junho, a freguesia de Reguengo Grande, na Lourinhã, foi palco do Reboot Experimenta | Semear Qualidade de Vida, uma iniciativa promovida pela Oeste Respira, em parceria com o Município da Lourinhã e a Startup Lourinhã. O programa reuniu participantes com vontade de criar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do território, num bootcamp imersivo onde a capacitação e a conexão com a comunidade estiveram no centro da experiência.

Durante três dias, as pessoas participantes exploraram metodologias de design thinking, recolheram informação junto da população local, mergulharam na história e na identidade do território e desenvolveram soluções para melhorar a qualidade de vida na região. Com o apoio de mentores e convidados locais, as ideias foram trabalhadas e apresentadas publicamente no último dia do programa.

Dois projetos foram selecionados para a segunda fase do Reboot Experimenta — mentoria com duração de três meses, onde terão apoio especializado para transformar as suas ideias em modelos de negócio sustentáveis.

Os projetos selecionados foram:

  • “Outra Volta”, de Marta Miranda, que valoriza o património imaterial do Rancho Folclórico de Reguengo Grande, através de novas abordagens criativas e sustentáveis.

  • “Territórios que Escrevem”, de Ana Mamede, que utiliza a escrita criativa como ferramenta de transformação individual e comunitária.

O bootcamp contou com o envolvimento direto da comunidade local, incluindo visitas guiadas pelo território com o apoio de Luís e Suzélia Antunes, anfitriões locais, e momentos de partilha na adega familiar onde foram servidas refeições confeccionadas em forno a lenha. A visita ao pomar da empresa Frutas Hipólito e o contacto com o património natural do Vale Cornaga complementaram a imersão no território.

A equipa de mentores e jurados foi composta por:

  • Ana Barros (presidente da Junta de Freguesia de Reguengo Grande);

  • Ana Cação (designer e investigadora na LiDA – Laboratório de Design e Artes do Politécnico de Leiria),

  • João Serra (consultor);

  • Jofre Pereira (diretor do Centro Paroquial de Reguengo Grande);

  • João Serra (vereador executivo da Câmara Municipal da Lourinhã);

  • Miguel Reis Silva (coordenador executivo do Geoparque Oeste);

  • Sofia Hipólito (dirigente das Frutas Hipólito);

  • Vanda Oliveira (provedora da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã);

  • Vítor Simões (diretor executivo da Oeste Respira). 

O empreendedor Tiago Frade, participante da edição anterior do Reboot Experimenta em Ribamar e que tem o seu projeto em fase de mentoria, também esteve presente para partilhar a sua experiência e oferecer conselhos às novas iniciativas.

Esta edição do Reboot Experimenta demonstrou, mais uma vez, a importância de ativar o território com soluções criadas a partir das suas especificidades, promovendo a coesão local, o bem-estar e a criação de oportunidades para empreender com sentido.

Próximo
Próximo

Liberdade para Respirar — Junta-te à Campanha Trabalhar para Viver