Paulo Amado: mudar o mundo através da gastronomia
No mais recente episódio do Podcast O2, sentámo-nos à mesa com Paulo Amado, uma figura incontornável da gastronomia em Portugal. Mas esta não é apenas a história de quem promove eventos ou conhece de cor os nomes dos chefs mais influentes. É a história de um humanista, um contador de histórias e alguém que acredita que a comida pode ser um instrumento de mudança social.
Paulo fala-nos sobre a forma como a cultura da cozinha foi, durante décadas, marcada por dureza e silêncio, mas recusa perpetuar esse ciclo. “O vilão vira vítima porque foi vítima e temos vítimas que vão ser vilões… E eu quero cortar esse ciclo”, partilha.
Esta conversa leva-nos a refletir sobre saúde mental, modelos de liderança, cultura profissional e propósito. Porque, para Paulo, o verdadeiro impacto está em dar palco aos cozinheiros — não apenas como técnicos, mas como vozes ativas da cultura e da transformação social.
Com quase três décadas de trabalho na comunicação e produção na área da gastronomia, Paulo Amado dirige a revista Inter Magazine, atualmente Manja, fundou as Edições do Gosto, criou o Congresso dos Cozinheiros e ajudou a moldar iniciativas como a Lisbon Food Week e o Jovem Talento da Gastronomia.
Nesta conversa que inspira, mais do que falar de comida, falámos de pessoas. Do que deixamos para trás, e do que ainda queremos construir.
🎧 Ouve o episódio completo no nosso canal de YouTube. Disponível a partir de 2 de agosto.